Esta é a modalidade técnica já considerada como padrão-ouro na maioria dos guidelines internacionais, exemplo do guideline da associação europeia de Urologia (EAU).
A cirurgia utiliza a energia do laser para realizar a remoção anatômica da região central da próstata, que fica aumentada nos pacientes portadores de hiperplasia. Existe um plano de dissecção entre esta região central e a capsula externa da próstata e o laser permite ao cirurgião remover toda a glande interna a partir deste plano. Desta forma o resultado da técnica gera máxima desobstrução do fluxo urinário e impede que haja um recrescimento da glândula neste região ao remover totalmente e em bloco.
Por ser anatomica e utilizar uma fonte de energia segura, os benefícios ao paciente são:
- Tratamento de qualquer tamanho de próstata
- Retirada completa do adenoma até a cápsula prostática
- Pode ser utilizado em pacientes que usam anticoagulantes
- Menor perda de sangue na operação
- Menor tempo de sonda e internação hospitalar (em média menos de 24h de internação e uso de sonda)
- Complicações reduzidas e retorno rápido as atividades diárias
- Satisfação com os sintomas no acompanhamento a médio e longo prazo
Existem diversas variações de equipamentos de laser que podem ser utilizados. Atualmente estão disponíveis os aparelhos de Holmium, Thulium e Thulium fiber laser.
Todos apresentam excelentes resultados e capacidade de coagulação. Garantido uma cirurgia segura e impedindo sangramento anormal ao paciente.
Em nossa equipe, utilizamos preferencialmente o laser de Thulium pulsado, que a evidencias mostram ser o mais seguro e eficaz para diversas cirurgias.
Comparativamente a outras técnicas como a RTU (ou raspagem) de próstata, a técnica de enucleação com laser se mostra bastante superior, tanto quando a redução de sangramento e do tempo de sonda, quanto em resultados ao longo prazo, já que a RTU não tem a capacidade de remoção completa do tecido central, por não ser uma enucleação anatômica.